Extrato de Lúpulo serve de insumo para produção de cerveja artesanal

Atualizado às 7:20 h de 23/03/2019.

Cervejeiros de panela em Petrolina estão experimentando uma alternativa para produção de cerveja artesanal: Utilizar extrato de lúpulo. A proposta consiste em trabalhar com o “Du Pappi”, que já foi abordado em reportagem publicada anteriormente no Blog Lupulado. Este produto é composto por lúpulos de aroma e de amargor obtidos através da extração por CO2. O extrato é envasado em frascos de 15 ml, que são esterilizados e possuem tampa em forma de conta-gotas. Normalmente, o cervejeiro usa o Du Pappi pingando de 3 a 5 gotas em um copo de 300 ml, conferindo mais aroma, espuma e amargor à cerveja.

Caio Petrus (esq.), Ricardo Monteiro e o extrato de lúpulo Du Pappi

Os responsáveis por esta empreitada são os cervejeiros Caio Petrus e Ricardo Monteiro, da Cervejaria Artesanal Quincas, localizada em Petrolina. “A nossa ideia é apresentar o resultado desta experiência no III Alpha Bier Festival, evento que será realizado no próximo dia 03 de maio no Condomínio Terras Alphaville em Petrolina. Pretendemos levar pelo menos três estilos de cerveja produzidos com extrato de Lúpulo”, disse Ricardo, que também é representante da marca Du Pappi na região do Vale do São Francisco.

O gerente comercial da marca Du Pappi, Luiz Coqueiro, que é filho do cervejeiro Laert Coqueiro, criador do produto, ressaltou que jamais deve-se utilizar o extrato de Lúpulo na etapa da fervura, pois os óleos essenciais são extremamente voláteis e podem afetar o aroma. Por outro lado, diz ele, o lúpulo de amargor do Du Pappi já é isomerizado, ou seja, não precisa sofrer ação térmica. “Obrigatoriamente o extrato deve ser adicionado na fase fria; se quiser ter menos trabalho, você pode inserir o lúpulo junto das leveduras, por conta da temperatura e da proteção antibacterial que o lúpulo dá; se você não quiser ter perda alguma, coloca na hora do envase. Particularmente, prefiro adicionar o Du Pappi junto da levedura”, observou Luiz. “A nossa formula reúne lúpulos que são os mesmos utilizados por cervejarias artesanais conhecidas. O extrato de lúpulo é mais eficiente pois diminui bastante a perda na produção, além da praticidade de usar o Du Pappi, proporcionada pelo seu formato e embalagem”, complementou.

Provando a Du Quinca, a Cerveja do Mês de Março

No último final de semana, o Lupulado foi convidado por Caio e Ricardo para experimentar a cerveja “Du Quinca”, uma Session IPA criada por eles com a adição do Du Pappi. Por sinal, o nome da cerveja é resultado da síntese entre “Du Pappi” e “Cervejaria Quincas”. A Du Quinca é a primeira cerveja artesanal produzida com extrato de lúpulo no Vale do São Francisco.

Du Quinca: A primeira cerveja feita com extrato de lúpulo no Vale do São Francisco

“A nossa receita foi inspirada na Session IPA da Cervejaria BrewHub, de João Pessoa – PB. A gente  substituiu os lúpulos Amarillo, Citra, El Dorado e Nugget pelo Du Pappi, que foi adicionado na fase fria, durante a fermentação. A tiragem foi de 20 litros e usamos dois frascos de Du Pappi (proporção de 15ml de extrato para cada 10 litros de cerveja), adicionados junto com o fermento. Na próxima experiência, vamos utilizar 1 frasco de Du Pappi na fermentação e outro no envase”, explicou Caio.

A Session IPA Du Quinca (4,6 ABV e IBU 35) apresentou uma característica que remete aos efeitos provocados pela aplicação das gotinhas Du Pappi na cerveja: A espuma densa, cremosa e persistente. De cor dourada e opaca, a cerveja apresenta aroma com notas marcantes de aveia, que também são bem presentes durante do gole; o sabor da aveia acaba sobressaindo ao cítrico, que muitas vezes aparece no estilo Session IPA. Esta é  outra caraterística trazida pelo uso do Du Pappi, que possui lúpulos menos cítricos.

Outro plano da Du Quinca, harmonizada com salaminho e queijo curado.

Como pede o estilo Session IPA, a Du Quinca é uma cerveja bem refrescante e leve, pouco retrogosto e com espuma cremosa provocada pelo Du Pappi, tornando-se uma bebida ideal para ser degustada por um bom tempo em dias de calor. As cervejas produzidas com lúpulo Du Pappi estarão à disposição do público cervejeiro no III Alpha Bier Festival, evento que será realizado no Condomínio Terras AlphaVille.

Informações sobre o Lúpulo Du Pappi podem ser obtidas diretamente com o representante comercial da marca no Vale do São Francisco, Ricardo Monteiro, através do contato 87 98111-3396 (whatsapp).

 

One thought on “Extrato de Lúpulo serve de insumo para produção de cerveja artesanal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *