As 10 melhores cervejas de 2023

Como é de praxe, ao final de cada ano publico aqui no Blog Lupulado a dez melhores cervejas que provei nos últimos 12 meses. Procurei seguir as três regras básicas estabel: 1)- Só considero cervejas com registro MAPA; 2) – Não vale repetir a cervejaria, a não ser no caso de rótulos colaborativos; 3) – A cerveja pode até ter sido feita em outro ano, mas minha primeira prova do rótulo deve ter acontecido em 2023. Segundo relatório anual do Untappd, neste ano eu bebi 1224 cervejas de 137 cervejarias diferentes, de onde elaborei minha lista com as melhores de 2023.

E o primeiro lugar vai para…

Pils, German Pils da FrohenFeld (Curitiba-PR), uma simpática cervejaria paranaense que produz estilos seguindo a Escola Cervejeira Alemã e as técnicas tradicionais da Bavária. Como o amigo Rique da Bros Bier costuma dizer, “esta é a melhor pilsen que você vai beber na vida!”. Ele tem razão. Medalha de Prata na Brasil Beer Cup de 2021 e Bonze no Concurso Brasileiro de Cerveja de 2022. O melhor rótulo que provei em 2023.

 

Segue a lista

A Caramelo Salgado, uma Russian Imperial Stout da Proa Cervejaria (Salvador- BA), foi outra cerveja que chamou minha atenção, tamanha complexidade desta RIS. Foi lançada em 2019 e, acreditem, só fui prova-la em 2023. Sempre bom lembrar que tivemos uma pandemia nesse período, que dificultou muita coisa, inclusive produção e degustação de cervejas. Este rótulo faturou a medalha de prata no World Beers Awards em 2020.

Outra cerveja que agradou meu paladar em 2023 foi a Gonçalve-se, uma American Pale Ale da Cervejaria Rural 3Orelhas (Gonçalves-MG). Uma das melhores APAs que já provei na vida!

Também das Minas Gerais, veio a Tiol IPA da cervejaria Prússia Bier (São Gonçalo do Rio Abaixo-MG), mais uma integrante da minha lista de melhores de 2023. Esta cerveja passou pro um processo de biotransformação e tratamento enzimático, que potencializou seu aroma através da ativação dos tióis – compostos presentes nos lúpulos extremamente sensíveis ao nosso olfato.

Seguindo na experiência com Tiós, destacamos também o rótulo Into the Void, da cervejaria mineira Spartacus Brewing (Juiz de Fora). Esta cerveja tem ainda um blend dos lúpulos Mosaic e HBC 630.

Como resultado da produção de lúpulos no Brasil,  a breja  May The Haze Be With You, da cervejaria Salvador Brewing me impressionou bastante; esta cerveja foi feita com blend dos lúpulos Citra e Comet brasileiro

Outro rótulo integrante da minha lista de melhores de 2023 é Summer Sunset, da cervejaria Stormy Brewing (Campinas- SP); uma Double West Coast IPA com os lúpulos Strata e Ekuanot.

Antes de passar para as produções colaborativas, gostaria de destacar o trabalho da cervejaria Escafandrista (Sorocaba-SP); dela, trago para minha relação de melhores do ano o rótulo Dream Synopsis, NE IPA single hop de HBC 1019. Um verdadeiro punch de frutas tropicais!

No âmbito das colab, destaco a Vortex Solar, belíssimo trabalho da Captain Brew (Uberlândia- MG) com Dogma (São Paulo – SP); Double Hazy IPA com blend de Strata, Citra e Amarillo, fermentada com a levedura Fruit Cream, exlusiva da cervejaria Dogma.

Por fim,encerro minha lista de melhores de 2023 com a Astrologic, uma NE IPA colaborativa entre Croma (São Paulo -SP) e Escafandrista (Sorocaba-SP), com blend dos lúpulos Citra, Strata e Vista, além da adição de Tropicalizer, um composto 100% de origem vegetal. Feliz 2024 com muita saúde e cerveja boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *