RECEITA DE SUCESSO: CERVEJA NORTE-AMERICANA CHEGA AO BRASIL, PRODUZIDA COM LÚPULOS CULTIVADOS AQUI

Fazenda Cervejeira, Belo Horizonte – MG. (Fonte: arquivo família Carneiro).

A cervejaria norte-americana Novo Brazil Brewing, que fica em San Diego, Califórnia, lançou recentemente um dos seus rótulos no Brasil: a Double IPA Ipanema. O projeto, no entanto, é mais audacioso: a receita vem dos Estados Unidos, mas a cerveja é feita por aqui, com lúpulos cultivados em um projeto em Minas Gerais. Quem está por trás é a família Carneiro, que sempre se dedicou à produção de cerveja, ao lado de um hub de cervejarias mineiras.

Lupulos colhidos na Fazenda Cervejeira. (Fonte: arquivo família Carneiro).

Conhecendo a Família Carneiro

Miguel, Ustane, Tiago e José Felipe Carneiro possuem destaque no cenário brasileiro de cerveja. Criaram em 1999 a Cervejaria Wäls, em Belo Horizonte – MG, lançando em 2008 sua linha de cervejas  artesanais. (NOTA: A Session Citra da Wäls foi a minha “cerveja de passagem”, isto é, aquela que me conduziu das brejas industriais para o mundo das artesanais, em meados de 2014).“Éramos proprietários de uma pequena rede de restaurantes fast food. Começamos com a verticalização na produção de pães, sucos, refrigerantes, carnes de hambúrguer, éramos verdadeiros artesãos. Foi um passo para termos nossa marca de cervejas, a Wäls”, contou Miguel Carneiro.

Ustane e Miguel Carneiro (Fonte: arquivo família Carneiro).

Alguns anos depois, a Wäls fez uma fusão indireta com a AmBev, processo que manteve a identidade das cervejas e, ao mesmo tempo, promoveu maior acesso a tecnologia de produção, ampliou a rede de distribuição, dentre outros fatores. No mesmo período, a família Carneiro ampliou seu escopo no meio cervejeiro, chegando nos Estados Unidos. “Chegamos nos EUA através de importadores de cervejas, conversas em feiras internacionais e pessoas que nos procuraram para parcerias. Por lá, criamos a cervejaria Novo Brazil Brewing, há quase 10 anos, em San Diego, na Califórnia”, complementou Miguel.

José Felipe (esq) e Tiago Carneiro (Fonte: arquivo família Carneiro).

“A Novo Brazil é um projeto dos nossos filhos, Tiago e José Felipe. Nós apoiamos a iniciativa, mas eu e Miguel preferimos ficar no Brasil. Hoje cada um dos nossos filhos segue sua carreira: Thiago ficou nos Estados Unidos, com a Novo Brazil e a Nova Kombucha, outro projeto nosso de bebidas, também na Califórnia, e agora planeja expandir a cervejaria para o estado do Texas; o José Filipe hoje está no Brasil, cuidado do Projeto da Fazenda Cervejeira, onde cultivamos lúpulos em Belo Horizonte”, explicou Ustane Carneiro, no vídeo a seguir, ela conta um pouco mais sobre esta produção.

 

A Prova da Ipanema.

A Ipanema é uma Double IPA seca, resinosa e de perfil cítrico, marca do estilo West Coast, que é típico da Califórnia. Apesar  dos 90 IBU, o amargor passa despercebido, assim como os 8.3% de ABV. O blend de lúpulos conta com  Citra e Centennial, que podem ser encontrados com certa facilidade no Brasil. Como resultado, temos uma cerveja de alta drinkabilidade e com uma receita que facilita a sua produção no Brasil, em face da disponibilidade desses lúpulos por aqui.

A Ipanema é produzida e comercializada no Brasil pela cervejaria mineira Prússia, que recentemente fundiu-se a outras duas cervejarias de MG: Stadt Jever e Fürst. Este grupo é responsável também pela produção e comercialização da Sculpin, rótulo da cervejaria norte-americana Ballast Point que também é feito por aqui. “A ideia de produzir alguns rótulos da Novo Brazil Brewing no Brasil já vem de algum tempo. Ainda não decidimos a continuidade do projeto, mas posso adiantar que serão produzidos três rótulos em sequência em MG: Ipanema, Momo Haze e Corvo Negro”, finalizou Miguel Carneiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *