Do HomeBrew para Ciganagem: Conheça o lançamento da HopDevils

A cervejaria baiana HopDevils lançou neste mês de abril seu primeiro rótulo feito de maneira cigana: a Cali Sunset. A cerveja é uma West Coast IPA, feita na cervejaria Piemonte, que fica em Jacobina-BA, mesma cidade da HopDevils. “A Piemonte já existe há algum tempo, mas produziam basicamente chopp. Aí a fábrica passou a envasar em latas e surgiu a oportunidade de fazer esta ciganagem”, disse o cervejeiro da HopDevils, Pedro Varjão. “Fazer este salto do HomeBrew para cigana aumentou minha preferência pelo envase em latas, uma vez que em casa eu só tenho como envasar em garrafas; pretendo continuar seguindo esta linha de envase nas próximas brassagens”, complementou.

Cali Sunset: Lançamento da cervejaria HopDevils (Jacobina-BA)

“No início da brassagem fiquei um pouco apreensivo, porque no HomeBrew, que já faço há vários anos, eu tenho um controle maior sobre o processo. Na fábrica surgiram algumas dúvidas. Por exemplo, no momento do envase, que é uma etapa crítica, foi preciso adotar alguns protocolos novos, sobretudo para lidar com entrada de oxigênio na lata”, comentou Pedro, a respeito das principais diferenças que percebeu entre Home Brew e ciganagem.

Pedro Varjão: Cervejeiro da HopDevils

A Cali Sunset possui o visual clássico do estilo: acobreado, transparente e límpido. Com espuma cremosa e baixa carbonatação, apresenta aroma com notas cítricas típicas das West Coast. “Eu não sou muito fã de carbonatação alta. Porém, acho que no Brasil, de modo geral, ainda impera aquela cultura de beber cervejas mais carbonatadas, como ocorre com as cervejarias industriais. Eu não aprecio.

Na hora do gole, percebe-se uma combinação interessante entre cítrico e seco, aliada ao amargor moderado (IBU N/A) que escamoteia o seu teor alcoólico relativamente alto (ABV 7.1%), tornando esta cerveja bem relaxante. O blend de lúpulos  foi feito com Cascade, Centennial, Columbus, Ekuanot, além muito Citra e Mosaic (Duplo Dry Hopping com total de 20G/L). “A Cali Sunset é uma forma que eu encontrei de homenagear a costa oeste dos Estados Unidos. O estado da Califórnia é uma referência para mim em termos gerais de American IPA; a Stone (San Diego), a Anchor Brewing (São Franscisco) e a Russian River (Santa Rosa) são exemplos de cervejarias californianas que começaram a aumentar o nível de lupulagem e reduzir o nível de caramelo, ajudando a caracterizar e consolidar o estilo American IPA”, finalizou Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *