PROSPERANDO NA PANDEMIA: REFERÊNCIA EM E-COMMERCE NA CAPITAL, CERVEJA SALVADOR INAUGURA SUA LOJA FÍSICA

#diáriodaquarentena

Uma tendência durante a pandemia da Covid19 foi o crescimento do e-commerce, visto que estabelecimentos comerciais ficaram impedidos de receber clientes para evitar aglomerações e, consequente, a transmissão do novo coronavírus. Para seguir determinações de autoridades sanitárias, bares, lojas, restaurantes etc. se viram forçados a realizar vendas online e por retirada (take way), além de implementar e/ou ampliar serviços de delivery. Curiosamente, a loja virtual de cervejas artesanais, Cerveja Salvador, seguiu sentido oposto e inaugurou nesta semana sua loja física, que fica na Av. Juracy Marques Júnior (conhecida como Rua do Canal), 504, no Rio Vermelho, na capital da Bahia.

A loja fisica Cerveja Salvador abre as portas para o público.

“Meu principal motivador para montar a loja física foi a falta de espaço que eu tinha em casa. Desde antes da pandemia eu já estava procurando um local que se encaixasse no meu orçamento para montar um centro de distribuição, mas sem ainda pensar exatamente em ser uma loja física. Eu já alimentava há algum tempo a ideia de ter um centro de distribuição, pois sempre usei o espaço de casa para meu negócio. Eu considerava que em algum momento ia precisar sair de lá para um local onde pudesse armazenar as cervejas, além de embalar e despachar as entregas, sem esquecer a atualização do site”, disse o diretor comercial da Cerveja Salvador, Alex Pires. “Muita gente também me perguntava pelo WhatsApp se eu tinha uma loja física da Cerveja Salvador; apesar de fazermos entregas grátis e às vezes até no mesmo dia, temos clientes que já disseram gostar de visitar a loja para escolher pessoalmente a cerveja, conversar e tirar duvidas sobre rótulos etc.”, complementou.

Alex Pires, gerente comercial da Loja Cerveja Salvador

“Com a Pandemia, aumentou em quase 200% o fluxo no site Cerveja Salvador, o que consequentemente fez crescer a necessidade de ter um estoque maior, tornando impraticável continuar usando meu espaço em casa. Eu já estava atrás de um local para usar como centro de distribuição e nas minhas buscas eu acabei achando este ponto, que é bem grande e com um custo menor do que outros locais com dimensões mais reduzidas. Além de instalar uma câmara fria, aqui eu poso também ter mais geladeiras e prateleiras, colocar um balcão com cadeira para clientes degustarem cervejas… isto me me motivou para criar a loja física Cerveja Salvador”, explicou Alex, que aproveitou para lembrar que os descontos e vantagens dos sócios do Clube Cerveja Salvador também valem na loja física.

Parafraseando a linguagem do futebol, podemos dizer que Alex “joga nas 11” no time da Cerveja Salvador: Ele quem seleciona e encomenda os rótulos, cuida do estoque, faz o atendimento aos clientes e até as entregas em domicílio, além de ter programado a primeira versão do site da loja. “O negócio online te da uma flexibilidade que na loja física você não tem. Eu tenho três anos de loja virtual e nunca deixei de viajar, de curtir o final de semana. O site trabalha 24 horas por dia para mim fazendo o serviço de vendas, o que me dá flexibilidade de cuidar de outras coisas da minha rotina. A minha ideia era continuar fazendo na loja o que eu fazia online, de casa,. Transferi toda minha estação de trabalho para cá, além de contratar um colaborador para me ajudar com as entregas e embalagens”, explicou Alex, que é formado em “Sistemas para Internet” e “Ciência e Tecnologia” pela UFBA.

Alex mostra a câmera fria da Loja Cerveja Salvador.

Cerveja Salvador completa três anos de funcionamento em 07 de janeiro do ano que vem. Neste mês de novembro, a loja atinge a marca de 5 mil entregas realizadas; no começo, atendendo apenas Salvador e região metropolitana; hoje, enviando para todo o Brasil. A loja física Cerveja Salvador funciona no endereço supra citado de segunda a sexta, das 9h às 18h. Na loja, clientes podem encontrar até 140 rótulos de cerca de 30 cervejarias diferentes. “No momento, estamos trabalhando apenas com garrafas e latas em horário comercial; quem sabe, no futuro, instalamos alguma torneira para servir chope também”, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *