ENTRE A MELHORES DO MUNDO: PROA TRAZ DUAS MEDALHAS DO WBA PARA BAHIA

Um dos concursos cervejeiros mais prestigiados no mundo, o World Beer Awards (WBA), publicou ontem a relação com as cervejas premidas na edição WBA 2020 (confira aqui a lista e também a chamada para submissões ao WBA 2021). Neste ano, a competição foi realizada totalmente online e reuniu mais de dois mil rótulos de diferentes países; as cervejas foram distruídas seguindo nove estilos, cada um organizado em categorias de análise (confira o Guia Oficial de Estilos para avaliações na edição 2020). Pela primeira vez na história deste prêmio, uma cervejaria baiana figurou entre as vencedoras: A Cervejaria Proa (Lauro de Freitas) conquistou as medalhas de prata nas categorias “Flavoured Stout/Porter”, com a RIS Caramelo Salgado”, e bronze na “Speciality Experimental”, com a saison Porreta.

Porreta: cerveja premiada da PROA

“Estamos bem felizes com esses prêmios! A Caramelo Salgado é uma Russian Imperial Stout com adição de caramelo e Flor de Sal; equilibramos a alta carga de malte com o amargor de 68 IBU. No aroma, entregamos o caramelo em primeiro plano, seguido de chocolate amargo, café e baunilha. No sabor, notas de caramelo, baunilha, café, chocolate, côco e amadeirado. Escolhemos o lúpulo experimental 472, que junto do caramelo e do sal trouxe alta complexidade para esta cerveja. Já a Porreta tem como protagonista a pimenta-caiena, um ingrediente típico da culinária baiana”, disse a cervejeira da Proa, Débora Lehnen. “Estamos com a Caramelo Salgado no tanque, em maturação; logo mais ela estará disponível na nossa taproom (Pituba) e também no Bar da Fábrica (Lauro de Freitas); já a Porreta está engatada nesses dois lugares, disponível para retirada no local ou delivery (Salvador e Lauro de Freitas), que pode feito diretamente pelo canal de vendas da cervejaria ou pelo app. iFood.

Fonte: Divulgação/PROA Cervejaria

O Blog Lupulado experimentou a Porreta, medalhista de Bronze no WBA 2020, utilizando o serviço de vendas e delivery da taproom da Proa. Na produção deste lote, segundo a cervejaria, foi utilizada uma dose extra de pimenta-caiena.

Fonte: Divulgação/PROA Cervejaria

O aroma traz um perfil condimentado, com notas picantes, florais e frutadas. Cor amarela, visual límpido, sem resíduos, com média formação de espuma e boa carbonatação. Na hora do gole, a cerveja apresenta a presença marcante do ardor da pimenta, seguida de baixo amargor (20 IBU e 5,7% ABV). Curiosamente, a adição de pimenta parece ter aumentado o corpo da cerveja; normalmente, as cervejas do estilo saison apresentam corpo baixo, porém a pimenta usada na Porreta provocou uma sensação de maior preenchimento na boca. A Porreta harmoniza muito bem com pratos da culinária baiana; na degustação, a opção foi por uma carne de bode do sertão da Bahia e feijão Andu.

Harmonização da Porreta com bode assado e feijão andu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *