#diáriodaquarentena
O isolamento social criado para combater a COVID19 está colocando à prova as emoções humanas, muitas vezes modificando nosso comportamento em casa e a forma como percebemos o mundo. No início de março, pouco antes de iniciar este confinamento, a cervejaria cigana de Salvador, MinduBier, preparava uma novidade para adicionar ao seu portfólio de cervejas sazonais. Ao contrário dos outros estilos produzidos recentemente pela cervejaria (MinduHaze, MinduCloudy; Power Shot, dentre outros), o plano seria lançar uma cerveja de iniciação, uma lager bem leve e suave, para agradar sobretudo iniciantes. Com o avanço da doença, o anúncio ficou para depois.
Após assimilar essa mudança, há duas semanas a MinduBier lançou pela internet a MinduStart. “O nome vem do sentido de iniciação mesmo, de começo. Normalmente, quando uma pessoa começa a beber cerveja, inicia com estilos mais leves. Fizemos uma releitura de um estilo de iniciação, com a personalidade que merece”, explicou o cervejeiro da MinduBier, Gustavo Martins. “A MinduStart estava com planejamento para ser lançada em vários locais … infelizmente, ficou pronta uma semana antes de iniciar o isolamento social. Então decidi fazer a venda pela internet. Hoje ela é uma cerveja exclusiva do canal de vendas da MinduBier ”, complementou.
O visual da MinduStart é semelhante ao de outras cervejas lager mais conhecidas, como a Heineken, apresentando cor amarela clara, espuma bem persistente, límpida e sem resíduos. No aroma, notas de pão e centeio; na boca, uma sensação bem leve (5,2% ABV), porém com um pouco mais de corpo frente às lager comuns e um delicado amargor, que é percebido no final (IBU 10). “Usei Malte Pilsen e um pouco de CaraPils. Na lupulagem, utilizei apenas lúpulo para amargor, pois a minha ideia foi justamente destacar o corpo da cerveja”, acrescentou Gustavo. O resultado foi uma cerveja bem equilibrada, sem qualquer off-favor, por exemplo, aqueles típicos de cervejas lager, como diacetil, mofo, metálico e o lightstruck, que tornou-se um case clássico da Heineken.
Foi impossível não fazer uma comparação da MinduStart com a german pilsen MinduPils, outra cerveja leve do portfólio da MinduBier. “A MinduPils tem uma característica forte de lúpulos nobres alemães e é um pouco mais amarga. A receita da MinduPils, por utilizar lúpulos nobres em maior quantidade, acaba se tornando mais cara. A ideia da MinduStart foi produzir uma cerveja leve e refrescante, porém a um preço mais baixo”, destacou Gustavo.
Quem quiser provar a MinduStart basta chamar pelo Whatsapp (71) 99708-9440 ou acessar este link. Toda semana, a MinduBier tem feito promoções para compra de cervejas pela internet, como desconto progressivo, brindes etc. A MinduStart está disponível em chope, sendo envasada por sistema de contrapressão no dia da entrega; deste modo, a cerveja chega sempre bem fresca e com mais durabilidade.