Faz algum tempo que o Vale do São Francisco deixou de ser conhecido apenas pelos vinhos que produz. A boa qualidade das cervejas feitas na região somada à agenda de eventos tratam da cultura cervejeira (festivais de cerveja artesanal, rodas de conversa com cervejeiros, workshops de análise sensorial com off-flavor e até mesmo um bloco de carnaval) contribuiram para aumentar o interesse do público local pelas cervejas artesanais geradas no vale. A seção “Cerveja do Mês” de fevereiro apresenta a Belicosa, uma American IPA feita em Petrolina pelos cervejeiros de panela Murilo Caldas e Marcos “Kiko” Vianna.
“O nome Belicosa tem sua origem no sentido de ‘bélico’, uma referência à ‘potência da cerveja’. Isso é pelo fato de, no momento de fazê-la, o dry-hop que a gente usa é de 6.2 gramas de lúpulo por litro. A nossa intenção era fazer uma cerveja no estilo que a gente gosta, uma IPA bem seca, com menos caramelo e mais frutada”, disse o cervejeiro Marcos Vianna. Desta maneira, a Belicosa consegue proporcionar um sabor mais cítrico do que adocicado, tornando-se uma IPA mais refrescante, sem deixar de ser intensa e bem equilibrada , ideal para regiões de clima muito quente como o Vale do São Francisco.
O Lupulado testou a Belicosa em duas ocasiões: A primeira no Empório Saint-Anthony, logo após o envase na semana passada; a segunda aconteceu 4 dias depois. No intervalo, a cerveja permaneceu armazenada em um Growler (1L) sob refrigeração de 4 graus. A cerveja sofreu quase nenhuma alteração em função deste armazenamento e do transporte, apesar de ter percorrido uma distância pequena (5km). A única diferença percebida foi na espuma, que na segunda situação ficou um pouco mais densa frente a primeira.
A Belicosa apresentou uma cor acobreada e o corpo mais claro que normalmente apresentam outras American IPA, em decorrência do pouco uso de maltes especiais (apenas 5%). Outro fator que chamou atenção foi o teor alcoólico (ABV 7,3%), que pareceu bem escamoteado em meio ao aroma frutado e as notas cítricas no sabor. “Isto foi intencional na hora de elaborar a receita; a gente deixou tanto a cor e quanto teor alcoólico no limite que o estilo pede”, revelou Marcos.
Esta combinação resultou em uma cerveja bem equilibrada, com aroma intenso e refrescante, sabor frutado com notas cítricas que se espalham pela boca e permanecerem por alguns instantes após o gole. A Belicosa possui amargor médio para alto (IBU 58) e um gosto bem seco, que consegue se sobressair ao álcool.
Em abril de 2018, Belicosa recebeu os prêmios de Melhor IPA e Best of Show no único concurso promovido pela ACErvA- PE, núcleo do Vale do São Francisco. A cerveja pode ser encontrada nas torneiras do Empório Saint Anthony enquanto durar o estoque. Esta brassagem produziu 60 litros e o envase aconteceu no início da semana que passou.
Tomei essa cerveja no St. Anthony e achei espetacular. Ótima IPA!
Parabéns aos cervejeiros!