Final de semana com torneiras abertas e puro malte

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Cerveja Artesanal do Vale do São Francisco agitou o cenário dos apreciadores da bebida em Petrolina, Juazeiro e região. Considerando o sucesso de público e organização, o festival segue firme para sua terceira edição (2019) em busca de se consolidar como evento de referência para os cervejeiros no interior da Bahia e Pernambuco.

Por meio do sistema de “torneiras abertas”, os cervejeiros apreciaram à vontade 26 rótulos que variavam desde os estilos mais tradicionais, como pilsen, lager, IPA, dentre outros, até criações que adicionavam ingredientes como pitanga, manga, lactose etc. à cerveja. Para embalar os goles, aconteceram shows de rock com Dubaia, Temir Santos e Banda, além de um pocket show com a banda Dispersos, que levou o público ao delírio com a excelente apresentação.

Banda Dispersos foi uma grata surpresa no festival.

Outro momento especial no evento deste ano foi a brassagem aberta ao público de uma cerveja stout. Os presentes puderam acompanhar essa atividade coordenada pelo cervejeiro Igor Veras Silani, que respondia eventuais dúvidas e questionamentos.

Igor comanda a brassagem aberta ao público do festival.

Ao todo 18 cervejarias marcaram presença, algumas participando pela primeira vez de um festival como a Cabaret Beer. Formada pelos amigos petrolinenses Raffael, Brunno e Leonardo, a Cabaret trouxe dois estilos para o festival: uma Apa (ABV 5% e IBU 33) e uma Pale Ale (ABV 4,6% e IBU 21). Além de proporcionar uma confraternização entre amantes da bebida, o evento também serviu para as cervejarias apresentarem as suas inovações.

Leonardo e Raffael, cervejeiros na Cabaret.

Os cervejeiros Marcos (Kiko) e Murilo, por exemplo, elaboraram uma Sweet Stout (ABV 5,5% e IBU 30) levando em sua composição baunilha e lactose. “Usamos 5% da lactose nos últimos minutos da fervura, já a baunilha fizemos uma infusão em vodka por duas semanas e adicionamos nos últimos cinco dias da maturação”, nos contou Marcos relatando que a junção dos dois ingredientes garantiu um sabor especial à cerveja.

Marcos Vianna cervejeiro na Kiko & Murilo

Para o professor universitário Tarcísio Silva, a grande variedade de boas cervejas e estilos tornou o evento muito agradável para o apreciador de bons rótulos. “É a minha primeira vez neste festival e gostei bastante. Shows, comidas tudo muito bom. Percebi a qualidade e o cuidado de todos os cervejeiros em atender o público, dando explicações sobre as cervejas etc. Trata-se de um universo que só tem a crescer aqui na região”, afirmou.

Área do II Festival de Cerveja Artesanal do Vale do Sã na Chácara Milenium

Durante o evento, o público presente elegeu os três melhores rótulos oferecidos na segunda edição do festival. A cerveja vencedora foi a Porter Chocomenta (ABV 5,6 e IBU 40) da cervejaria Marimbondo Sam.

Felipe Zoby um dos cervejeiros da Maribondo Sam: A cervejaria foi a grande vencedora do evento

O segundo e o terceiro colocados na eleição foram duas confrarias femininas, respectivamente a Puro Is Malte, com uma ESB (ABV 5,6% e IBU 34), e a Buquê de Mandacaru, que ofereceu uma APA (ABV 6 % e IBU 42) com adição de pitanga.

Mulheres cervejeiras da Puro Is Malte: Vice – campeãs.

Cíntia e Vânia, cervejeiras na Buquê de Mandacaru: Terceira coloção no Festival.

Confira abaixo a relação das cervejarias e os rótulos presentes no II Fesival de Cerveja Artesanal do Vale do São Francsico:

1 – Marimbondo Sam: Pumpkin Ale/ Porter Chocomenta

2 – Kiko & Murilo: Belicosa Ipa/Sweet Stout

3 – Apache’s Beer: Summer Ale/ Saison com Manga/ Vanilla Oatmeal Stout

4 – Old Chico & Chiochetta’s Birrificio: Apa &

5 – Vale Brewer: American Blond Ale

6 – Cabaret Beer:Apa/ Pale Ale

7 – Quimera: Black Witbier

8 – Carranca Chapada:Apa/Imperial Ipa

9 – Puro Is Malte: ESB

10 – Sabores: Tripel

11- Galk: Apa

12 – Number’s Beer: Pumpkin Ale

13 – Birra do Gaúcho: Belgian Wheat Beer

14 – Natora HMB:Brown Ipa/Russian Imperial Stout

15 – Buquê de Mandacaru: Apa com Pitanga/ Red Ipa

16 – Coletiva – Dubeco: Session Ipa

17 – Coletiva Anarco Colab: American Blond Ale

18 – HauBier: American IPA

19 – Rieper Bier (cervejaria convidada de Salvador): Amber Ale e Vienna Lager.

3 thoughts on “Final de semana com torneiras abertas e puro malte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *