#diáriodaquarentena
Na semana passada, duas cervejarias de Salvador, Bardo e MinduBier, apresentaram respectivamente a Mefisto e Klooster, duas novidades seguindo estilos belgas. Como é sabido, as cervejas da Bélgica são marcadas pelo alto grau qualidade, variedade, complexidade e criatividade, tornando-se referência para outras escolas no mundo. Por exemplo, o país possui seis mosteiros da Ordem Trapista, que produzem os famosos rótulos Orval, Chimay, Rochefort, Westmalle, Ache e Westvleteren. A importância da Bélgica no universo cervejeiro é tão grande que a UNESCO declarou, em 2016, as cervejas belgas como Patrimônio Imaterial da humanidade.
Mefisto é a Belgium Golden Strong Ale da cervejaria Bardo; lançada em em 2017, vem sendo produzida uma vez por ano. A cerveja possui cor acobreada, visual límpido, com espuma densa e persistente. O aroma adocicado e frutado carrega notas florais bem sutis. A sensação de boca é leve, porém licorosa (8,9 ABV), com baixo amargor (28 IBU). Na hora do gole, via de regra, pode-se sentir o típico dulçor residual do estilo, acompanhando das notas picantes trazidas pela adição de gengibre e semente de coentro.
“Quando nós fechamos a receita, determinamos as principais características em nível de álcool, densidade, o quanto de amargor para equilibrar com este dulçor residual; partimos para a escolha da cepa de leveduras a fim de garantir que a cerveja apresentasse um pouco de fenólico, que é justamente a característica das cepas utilizadas pela escola belga. Aí escolhemos duas especiarias – gengibre e semente de coentro – que no final proporcionaram este resultado marcante, se equilibrando aos compostos da fermentação”, disse o cervejeiro da Bardo, Mateus Magalhães. “A escola belga tem estilos que casam muito bem com certas especiarias. No caso da Mefisto, para dar este diferencial, a gente escolheu adicionar gengibre e semente de coentro; esses adjuntos se misturaram e se equilibraram com todos os compostos gerados pela levedura durante a fermentação. O gengibre e o coentro conferem certo frescor e a gente conseguiu trazer isso para uma cerveja alcoólica, com drinkability bem legal”, complementou.
Outro aspecto que chama atenção na Mefisto é o nome da cerveja, seguindo a mesma linha de outras Belgium Strong Ale, que fazem referência à figura satânica do cristianismo, a exemplo da Lúcifer e da clássica Duvel (que significa “diabo” em Flamenco). “Em nossos rótulos, sempre fazemos muita analogia aos jogos de representação (RPG), mas também trabalhamos com outros conceitos e valores culturais. Pensando justamente na proposta introduzida pela Duvel, inspiramos na literatura para escolher o nome Mefisto, que aparece na obra Fausto, de Goethe.
Também seguindo a linha da escola Belga, a cevejaria MinduBier lançou a Klooster (8,9%ABV e 30IBU), mais um rótulo para seu portfólio de sazonais. Diferente da Mefisto, o nome faz uma referência aos monastérios belgas, onde tradicionalmente algumas cervejas são produzidas naquele país. O estilo também é outro, neste caso, uma Belgium Tripel com adição de amendoim. “Minha proposta, na verdade, não foi avançar no estilo Tripel, nem aprimorar; quem sou eu para mexer no trabalho que os monges fazem tão bem há centenas de anos! Só quis dar uma regionalizada e trazer um pouco do São João e do Nordeste para o estilo Tripel”, explicou o cervejeiro da MinduBier, Gustavo Martins.
A Klooster também possui cor acobreada e visual límpido, com espuma persistente e com boa carbonatação. No aroma, um diferencial: além de trazer as tradicionais notas frutadas e condimentadas do estilo, possui presença marcante do amendoim. A sensação de boca é bem leve, seca entregando logo em primeiro plano o amendoim, proporcionando uma combinação extremamente agradável com o dulçor tradicional do estilo; as notas de amendoim ainda permanecem no retrogosto. “Também foi minha intenção fazer a cerveja bem seca, e realmente o amendoim, que foi torrado na cervejaria, ajudou a quebrar esse dulçor”, disse Gustavo. “A Klooster faz uma harmonização perfeita com amendoim, vale a pena experimentar”, finalizou.
A Mindu Klooster pode ser encontrada nas lojas Cerveja Salvador e Vitrine da Cerveja, na capital da Bahia, além de outras pelo Brasil; também pode ser adquirida pelo canal de vendas da Mindu (Whatsapp: 71 99708 9440). Já a Mefisto está disponível via direct no Instagram da Bardo ou através do canal de vendas da cervejaria (Whatsapp: 71 98826 2791).
Excelente divulgação e análises das Cervejas
Poderia informar preços e onde comprar em
Salvador ?