Lata na cabeça: cervejaria do interior é pioneira no envase em latas na Bahia

O cervejeiro da Aguste, Márcio Oliveira, e seu sócio e irmão, Vinícius Oliveira (Fonte: Cervejaria Aguste)

Serrinha é um município no interior da Bahia com pouco mais de 80 mil habitantes, que fica a 170 km de Salvador. No meio cervejeiro, a cidade vem se destacando por conta da cervejaria Aguste, que além de produzir bons rótulos é a única fábrica com MAPA que envasa em latas no estado. “Começamos com o envase em latas no ano de 2021. Nossa capacidade de envase é de 350 latas por hora e, tranquilamente, mil litros por dia”, disse o sócio da Aguste, Vinícius Oliveira. “No momento, só estamos atendendo cervejarias ciganas; porém, a partir do próximo mês de março, começamos a envasar em latas as nossas cervejas, que atualmente servimos apenas nas torneiras. Estamos abertos a outras cervejarias que queiram envasar com a gente”, complementou.

Fábrica da Agsute em Serrinha (BA) (Fonte: Cervejaria Aguste)

Segundo Vinícius, além do envase em latas, todo o processo de pasteurização da cerveja também pode ser feito na fábrica da Aguste, bem como a parte de impressão de rótulos e outras informações que devem contar na lata. A máquina para envase trabalha com todos os formatos de lata, de 269 ml ate 710ml; a única ressalva é que a tampa precisa ser do padrão CDL. De acordo com Oliveira, a cerveja sai pronta para a venda. “Temos duas alternativas. Primeiro, a cerveja pode ser feita e envasada aqui na fábrica. Porém, temos alguns parceiros que pretendem envasar poucos litros, por isso eles preferem trazer a cerveja já embarrilhada e fazer o envase em lata com a gente. Neste caso, deixamos o barril na câmara fria para estabilizar a cerveja, depois passamos para o fermentador e envasamos na lata. Estamos trabalhando em parceria com colegas de Salvador e Lauro de Freitas para a aprimorar este processo, fazendo ajustes no equipamento para transferir a cerveja direto do barril para as latas”, explicou Vinícius.

Fizemos a prova de um dos rótulos produzidos na Aguste,  a Cabruca, uma English IPA , feita em parceria com a cervejaria cigana Natucoa, de Ilhéus-BA. A Cabruca é uma cerveja na coloração âmbar, com média formação de espuma, álcool e amargor moderados (5,7%ABV e 42 IBU). Seu aroma combina notas de cacau, rapadura e caramelo. Por ser uma cerveja bem maltada, o sabor caramelo permanece na boca junto do cacau, lembrando também os famosos chocolates de Ilhéus. A Cabruca pode ser encontrada em Salvador na loja Bocapiu.

 

Cerveja Cabruca, uma English IPA envasada na fábrica da Aguste (Foto: Luiz Adolfo Andrade)

 

 

 

 

 

 

9 thoughts on “Lata na cabeça: cervejaria do interior é pioneira no envase em latas na Bahia

  1. A cervejaria Três Barcaças no sul da Bahia, já faz envase em lata desde 2020. Dizer que a Agust é pioneira, demonstra que o jornalista não fez uma pesquisa antes de escrever a matéria.

    • Olá Antônio! Obrigado pelo seu comentário, mas acho que vc não entendeu direito o tópico da matéria. O texto trata da Cervejaria Aguste como a primeira fábrica com MAPA que envasa cerveja em latas em latas na Bahia. Se fosse considerar ciganas, por exemplo, a MinduBier tem cervejas envasadas em latas desde antes da pandemia, porém todo o processo foi feito na Cervejaria Dádiva (São Paulo). Na Bahia, existe uma cervejaria em Jacobina (que já foi tópico aqui no Blog) cuja fábrica envasa em latas, mas não pude considerar pq não possui registro MAPA.
      Conheço a 3Barcaças, inclusive a West Coast da cervejaria está entre as dez melhores cervejas que provei ano passado (outro tópico aqui no Blog tb). Porém, o que foi noticiado inclusive em mídia nacional, que serviu de base para minha apuração, é que a 3 Barcaças montou um projetem parceria com outra cervejaria de Ilheús, a Delicious, para envasar latas a partir do final do ano passado, mas que foi adiado por conta das fortes chuvas no sul do estado. Veja aí no link: https://guiadacervejabr.com/tragedia-chuvas-bahia-operacao-cervejarias-recuperacao/ Em qual fábrica a 3Barcaças envasaria em latas, se até o final ano passado a própria cervejaria não fazia este tipo de envase? E mais: Veja que a cerveja que trato neste post, a Cabruca, foi criada por outra cervejaria de Ilhéus, a Natucoa, e o processo de produção e envase foi feito na Aguste no ano passado. Por que a Natucoa não teria envasado na 3 Barcaças, que fica na sua própria cidade, em vez de ter procurado uma fábrica em outro canto do estado da Bahia?

      • Luiz, primeiro lugar quero pedir desculpas por dizer que vc não fez uma pesquisa antes de escrever a matéria. Mas ainda assim, acredito que desconsiderou a possibilidade de haver outra cervejaria que já faz envase em lata, sou cliente da 3barcaças e desde que eles começaram a envasar latas já possuíam MAPA.
        Quanto ao projeto de envase ter sido adiado, acredito que tenha sido apenas com a cervejaria Delicious, que até então, não envasam lata.
        A 3barcaças envasa na própria fábrica, e como disse, possui sim registro no MAPA, essas latas são antes do que final do ano passado: https://www.instagram.com/p/CRVDgXhBwMe/?utm_medium=copy_link
        A Natucoa não escolher fazer na 3barcaças é um direito deles, podem ter seus próprios critérios, ou podem não saberem que a 3barcaças faça envase, outra possibilidade tbm é a 3barcaças não produzir cigana, são várias possibilidades, fiquei até curioso em saber…rss. e outra, a Natucoa é uma cooperativa, não uma cervejaria.

      • Prezado Luiz Adolfo, boa noite.
        Acabei de receber sua matéria no WhatsApp.
        Com todo respeito a seu valioso trabalho , mas não posso deixar de fazer esse comentário:
        A cervejaria três barcaças tem MAPA desde 2020, após isso começou a “enlatar “ suas cervejas (2020 também) a “conjurada ,“ ( Golden Bitter), ganhou em novembro do ano passado medalha de prata no Beer cup enviando 12 LATAS para o referido concurso! Após a obtenção do prêmio a cervejaria fez uma grande promoção de suas latas ainda no mês de novembro 2021, eu mesmo comprei dezenas. A natucoa não é uma cervejaria, e sim uma cooperativa de derivados de cacau, agora, só perguntado a Karine ( gestora da natucoa ) por que ela foi fazer lá em serrinha a cabruca !!! Mas deve ser por que CALLEB não opera com outras marcas em sua fábrica, no distrito industrial de ilhéus, apenas com a sua própria!!!

  2. Parabéns Vinícius pela sua fábrica, sua envasadora, A Ajuste como sempre é sucesso total, seu projeto está perfeito, sua Cervejaria está super organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *