No sábado passado, a cervejaria baiana Água de Meninos lançou Origem, primeiro rótulo da série Sertões, em evento realizado na Casa OLEC, Salvador. “Sertões é uma é uma série de cervejas criada com a proposta de utilizar ingredientes de pequenos produtores da Bahia e insumos vindos do sertão baiano”, disse Abdon Menezes, sócio da Água de Meninos. “Na Origem, utilizamos o licuri da COOPES, de Capim Grosso, e o mel de cacau da Sucuri em Plumas, pequeno produtor no sul do estado. É um conceito da Água de Meninos usar insumos de pequenos produtores da Bahia”, completou Abdon.
Outra especificidade da Série Sertões é a contribuição de um Chef de Cozinha nas receitas, sugerindo adjuntos. “Na Origem, quem assinou foi o Chef Fabricio Lemos, que é bem conceituado no Brasil. A ideia é que outros profissionais possam fazer eventuais contribuições em nossas futuras receitas”, disse Marcia Sentges, sócia da Água de Meninos. “O nome Origem, inclusive, faz dupla referência: por ser a primeira cerveja da série Sertões e por ser o nome do restaurante do Chef Fabrício aqui em Salvador”, revelou Márcia.
No evento, foi possível degustar a Origem em garrafa e na torneira, além de experimentar harmonizações com pratos regionais. A cerveja apresentou aroma com notas bem presentes de caramelo, biscoito e licuri; corpo médio, pouco amarga (IBU 20) e com teor alcoólico moderado (ABV 6%); bem refrescante e com um retrogosto adocicado, características proporcionadas pelo mel de cacau. O estilo Specialty Beer, via de regra, sinaliza para o uso de adjuntos mais inusitados na fermentação, no caso da Origem, o licuri e o mel de cacau.
A proprietária da casa Olec, Carolina Nonaka, enfatizou que a “casa está sempre aberta a estes eventos especiais. Além do lançamento de cervejas, já fomos anfitriões em um evento de jogo de xadrez. Estamos ainda preparando um concurso de cerveja artesanal, que lançaremos em breve.